Alimentação Saudável

Uma opção de vida!

Sabia que uma alimentação equilibrada é um dos princípios básicos para uma vida saudável?

Pode não passar de uma banalidade do senso comum, mas nem por isso é menos verdadeiro o ditado popular que nos diz que a saúde é o bem mais precioso que se pode possuir. Igualmente banal é a afirmação de que só nos lembramos da riqueza desse bem quando o perdemos, isto é, quando a doença nos atinge. Permita-nos uma terceira vulgaridade, para lembrar que, na saúde como em quase todas as realidades da vida sujeitas ao risco, mais vale prevenir do que remediar!

Por mais eficientes que sejam os serviços que qualquer sociedade possa oferecer aos seus cidadãos, a prevenção da doença e a preservação da saúde dependerão sempre, da adopção de estilos de vida saudáveis por parte das pessoas. Estilos de vida que, por sua vez, não são, como às vezes se pode julgar.

 

Na Infância

Os filhos são o reflexo dos pais!

A alimentação nesse período de vida é essencial para um crescimento e desenvolvimento logo_semana_saudaveladequado da criança. É necessário que as crianças respeitem os horários e refeições a serem realizadas, as mesmas devem ingerir cereais, verduras, carnes, leguminosas e muita fruta.

s pais não devem estimular o consumo de guloseimas e alimentos de baixo valor nutricional. Como tal o papel dos mesmos é fundamental para que a alimentação dos filhos seja suficientemente saudável de modo a que estes não manifestem problemas de saúde.

 

Na Adolescência

Na adolescência é fundamental manter uma dieta equilibrada e variada, pois as necessidades nutricionais são maiores. Muitas vezes os adolescentes desejam ter um corpo magro e perfeito, no entanto fazem de tudo para o conseguirem, frequentemente sem a ajuda de um profissional de saúde, o que pode levar a deficiências nutricionais e transtornos alimentares como bulimia nervosa e anorexia nervosa.  

Cuidado!

Geralmente nesta fase da vida são muito frequentes os maus hábitos alimentares, como por exemplo os lanches, ricos em gordura, que se baseiam em refrigerantes, salgados, fritos, doces, etc. Por isso é muito importante estimular uma alimentação saudável diariamente. Além de desenvolver uma alimentação equilibrada, é fundamental o consumo de cálcio, para o desenvolvimento dos ossos, o ferro para o desenvolvimento dos músculos, e o zinco que contribui para o crescimento e a maturação sexual do adolescente.

 

Os Adultos

A fase adulta é a fase da manutenção, logo também é muito importante ter uma alimentação equilibrada. Essa fase é também a mais complicada de gerir, devido ao trabalho, aos factores financeiros, factores culturais, entre outros. São todos estes factores que influenciam os hábitos alimentares dos adultos. Contudo deve-se manter a importância tanto na alimentação equilibrada, tanto para o bom funcionamento orgânico, como para a prevenção de doenças.

 

saasd

Deixe um comentário